quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hiparco de Niceia



Hiparco, foi um dos principais matemáticos e astrônomos do período alexandrino, nasceu em 190 a.c em Niceia na Bitínia. Viveu em Alexandria por muito tempo, mas sobretudo em Rodes. 
É considerado o fundador da astronomia científica e o pai da trigonometria.
Viveu em uma época posterior a Idade de Ouro da produção matemática daquela Universidade, atingida com Euclides, Apolonio, Eratotenes e Arquimedes e que, a partir daí, entrou em declínio. Além de produzir algo inovador como a tabela de cordas, inventou um método para a resolução de triângulos esféricos.
Na astronomia é considerado uma figura de transição entre astronomia babilônica e a obra de Ptolomeu. Trouxe para a Grecia os conhecimentos babilônicos sobre a graduação sexagesimal do círculo e a partir daí definiu a rede de paralelos e meridianos do globo terrestre. Destacou-se pelo rigor de suas observações e segurança das conclusões a que chegou.
É conhecido, principalmente, pela descoberta da precessão dos equinócios, fenômeno causado por um deslocamento anual dos pontos equinociais, ou seja, as interseções da eclíptica (plano da órbita da Terra) e do equador celeste (resultante da projeção do equador terrestre).


www.grupoescolar.com
www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário